Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 4 de março de 2011

É de novo Carnaval...

"É de novo carnaval e, para o samba, este é o maior prêmio ..."
Como diria um samba antigo da Beija-Flor de Nilópolis quando "a deusa da passarela" ainda nem sonhava em ser a potência que hoje é.
É carnaval novamente para incendiar a nossa folia e encher os
nossos corações de emoção. Alguém duvida que a emoção está no ar?
É de novo carnaval para coroar o amor pelo samba. Lembre-se: o amor está dentro de nós, para coroar aliança e união.

Já não é o mesmo este carnaval, que se moderniza veloz como o tempo atual, que busca inteligentes finais de túneis de um lado e se corrói e corrompe de outro mas, nos causa os mesmos sentimentos de esperança e de alegria de que o samba vai reinar para sempre.

Carnaval é tempo de lembrar da negra Aparecida, descendo a Jonathas Botelho com um vestido longo, chique, todo feito de chapinhas de Mineirinho para ser passista e, das boas, na sua Academia. É lembrar a Noronha Torrezão cantando uma paródia do refrão adversário para comemorar mais um título da sua verde e branco: "Quebrem taças, levem ouro, bebam vinho, o Cubango ganhou o tesouro." Mas, não era fácil e a Unidos (foi assim que a gente se acostumou a chamar), vinha cheia de orixás quebrar a nossa banca: "Com a proteção de Olorum, de Obatalá, de Odudua...." ou "Salve todos os Orixás,
agô, meu pai Oxalá, Viradouro na avenida, fazendo o povo cantar."

E fazia mesmo mas, é de novo carnaval...para lembrar o gigantesco abre-alas da Corações Unidos chegando em frente a estação das barcas e o velho Gilson Pena branca "mandando ver" no belo samba-enredo da nação azul e branca do Largo de São Jorge, forte, sempre forte e nos deixando a sensação de "Hummm, sei não...vão garfar a Engenhoca novamente".

As pérolas de Niterói, a Academia e a Unidos vão se encontrar novamente na mesma avenida, e só por isto já vai valer este carnaval, não com a mesma rivalidade exacerbada de antigamente, porque esta história já passou mas, certamente, com um gostinho de mais uma batalha épica em busca do título maior.

Quem sabe, em breve, a Sossego não entra nesta briga na antiga vaga da Corações, porque a grandeza e o azul ela já tem.
Sorte, sucesso e samba, muito samba às pérolas do carnval de Niterói que vão abrilhantar o desfile do Rio de Janeiro. Nós da tribo do lado de cá, tenho certeza, vamos brilhar também mas, de muito orgulho.

Mas, é de novo carnaval...e como ele é de lembranças, neste, a gente já entra, com o pé direito mas, também com saudade. Vai faltar um, o grande Odir Sereno, compositor, fundador da Acadêmicos do Sossego e um dos maiores poetas deste lado da baía, que plantou grandes lembranças e sons no nosso samba e agora é memória e descansa. Parodiando a ele mesmo: 'Rufam novamente os tambores... Caminha é que tinha razão...Se plantando tudo dá, dá até no coração."

Obrigado, Odir Sereno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tv na Cadência

Seguidores

Visitantes

Serviços

Mundo do Samba

  ©Template by Dicas Blogger.