Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Que venha 2012

E tudo se acabou mesmo na Quarta-feira de cinzas e, em cinzas.
Com o fim da festa, restou a certeza de que o carnaval de Niterói, segue no caminho certo, crescendo ano após ano, em sua revitalização.
A União da Escolas de Samba e Blocos da Cidade de Niterói (UESBCN) gerenciou uma bonita festa na Rua da Conceição e as escolas de samba, todas de parabéns, foram mais caprichosas, bonitas e fortes que no ano anterior, cabendo a veteraníssima Sabiá voar alto até o título deixando feliz, acho eu, todo o mundo do samba, que vê um "velho" pavilhão, pra lá de respeitável e cheio de tradições, de volta às glórias. Para 2012 continuamos sonhando, com mais vontade, com a grandiosidade da Amaral Peixoto e sugiro a UESBCN um aumento de escolas no grupo de elite, já que o segundo grupo se houve bastante bem e possibilitaria mais comunidades presentes na festa principal do samba niteroiense. Que tal o slogan: "Um carnaval de Elite (grupo) que dá de dez! (escolas)" ?
Nos carnavais de bairro, diversão e tranquilidade como a muito não se via. No tradicional bailão de carnaval da famosa Rua Nóbrega, por exemplo, a folia aumentou em tempo, se estendendo até às 22 horas, uma a mais que no carnaval passado e indo além disto na terça-feira gorda, porque estava tão bom que ninguém queria ir para casa. A Banda encerrou, mas voltou para dar mais uma hora de alegria aos foliões e até as crianças puderam se divertir até mais tarde sem grandes preocupações dos pais já que o clima era bastante propício e a espuma farta. Quem não gosta de espuma ou ficou velho ou bom sujeito não é. Guarda Municipal presente e nenhuma confusão durante os quatro dias. A lamentar apenas, a pouca presença da Polícia Militar que, se não foi necessária, se fez sentida.
Se tudo esteve tão bem porque tudo e, não só a Quarta-feira, teria acabado em cinzas ?
Pois bem... as cinzas ficaram por conta das nossas Escolas de Samba, representantes "do lado de cá" no carnaval da cidade maravilhosa. Não por elas que deram verdadeiros shows na Marquês de Sapucai e de lá sairam com a certeza da missão cumprida para a alegria e orgulho da nossa terrinha. Acadêmicos do Cubango, a academia verde e branca, favorita e com o maior carnaval de sua história em desfiles no Rio; Unidos do Viradouro, a vermelho e branca campeã especial, tentando e provando que o lugar dela não é mesmo em Grupo de Acesso; Acadêmicos do Sossego, a azul e branca do Largo e da Lira, que apesar do "estouro no tempo de desfile", tinha carnaval para ficar no grupo, fácil, e a gonçalense Unidos do Porto da Pedra com um belo e lírico desfile cantando Maria Clara Machado no grande show Especial. Todas devidamente "garfadas" e prejudicadas em suas colocações por ligas e conchavos espúrios e jurados idem. Que elas voltem à luta no próximo carnaval, mais fortes ainda, para mostrar a "eles" e ao mundo como é que "toca o tambor" na terra do índio.
Para você que acha que 2012 é o fim do mundo, lamento. Eu tenho certeza que quando Momo acordar novamente, vem aí mais um grande carnaval em Niterói. Não demora... quem viver verá.
foto: Viradouro 2011 (Luiz Barros/Ascom Viradouro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tv na Cadência

Seguidores

Visitantes

Serviços

Mundo do Samba

  ©Template by Dicas Blogger.